Prefeito e lideranças apoiam supercomputador de IA em Petrópolis
O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, participou de uma manifestação no LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) de apoio à instalação do novo supercomputador de inteligência artificial previsto no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA).
Ao final do evento, foi assinado um documento conjunto que também recebeu o apoio de representantes do governo do Estado e da sociedade civil, entre eles os secretários Bernardo Rossi (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Anderson Moraes (Tecnologia, Ciência e Inovação), o diretor do CBPF, Márcio Portes, a reitora da Unifase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, o diretor substituto do LNCC, Wagner Leo, e o presidente do Comitê Intersetorial de Desenvolvimento de Petrópolis, Marcelo Soares.
O documento tem como objetivo reforçar a cidade de Petrópolis como o endereço do novo supercomputador, que estará entre as cinco mais potentes do mundo, ampliando a infraestrutura já existente no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
Durante o evento, lideranças destacaram os impactos positivos para a cidade e para a Região Serrana. Marcelo Soares lembrou a vocação tecnológica de Petrópolis, com polos como o Serratec e empresas globais como a GE Celma. A reitora Maria Isabel ressaltou a importância de descentralizar o acesso à ciência, enquanto Wagner Leo afirmou que o novo equipamento, já apelidado de “Santos Dumont IA”, será um marco para a continuidade do desenvolvimento tecnológico no LNCC.
Atualmente, Petrópolis reúne mais de 400 empresas de tecnologia e quase 500 cursos de capacitação técnica, sendo 30% deles gratuitos. Segundo os participantes, a chegada do supercomputador poderá impulsionar ainda mais esse ecossistema, fortalecendo a economia local e consolidando o município como referência nacional em ciência, tecnologia e inovação.
👉 Leia a matéria completa: https://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/noticias/item/22992-prefeito-representantes-do-governo-do-estado-e-da-sociedade-civil-assinam-manifesto-pelo-supercomputador-de-ia-em-petropolis